Esta palavra no dicionário

    mirmeleão | n. m.

    Designação dada a vários insetos nevrópteros cujas larvas têm mandíbulas longas e cujos adultos possuem dois pares de asas compridas e estreitas....


    agúdia | n. f.

    Formiga de asas, usada como isca por passarinheiros ou por pescadores....


    atanajura | n. f.

    Grande formiga, vulgar no Brasil....


    Histórico de pesquisas

    A palavra "Formigara-mo" nas notícias



      Dúvidas linguísticas


      Na frase por defeito é esta a directoria, gostava de saber se o termo por defeito pode ou não ser utilizado. Fui corrigido por alguém que diz que o termo correcto é por omissão.


      Consultei o dicionário e a área de dúvidas, mas não encontrei a resposta ao que pretendo esclarecer. A minha questão é em relação à expressão tá-se ou tásse. Suponho que esta expressão venha do verbo estar, mas desconheço o tempo verbal ou regra utilizada para chegar à expressão final. Se a forma correcta for tásse, então porque é que se diz dá-se ou vá-se?