PT
BR
Pesquisar
Definições



criselefantina

A forma criselefantinapode ser [feminino plural e singular de criselefantinocriselefantino] ou [nome feminino].

Sabia que? Pode consultar o significado de qualquer palavra abaixo com um clique. Experimente!
criselefantinacriselefantina
( cri·se·le·fan·ti·na

cri·se·le·fan·ti·na

)
Veja
Imagem

EsculturaEscultura

Obra de arte feita ou decorada com ouro e marfim, em especial na escultura da Grécia antiga, ou, na Arte Nova do século XIX, com uma combinação de marfim e outros materiais como bronze ou ónix.


nome feminino

[Escultura] [Escultura] Obra de arte feita ou decorada com ouro e marfim, em especial na escultura da Grécia antiga, ou, na Arte Nova do século XIX, com uma combinação de marfim e outros materiais como bronze ou ónix.Imagem

etimologiaOrigem etimológica: feminino de criselefantino.
criselefantinocriselefantino
( cri·se·le·fan·ti·no

cri·se·le·fan·ti·no

)
Veja
Imagem

EsculturaEscultura

Feito ou decorado com ouro e marfim, em especial na escultura da Grécia antiga, ou, na Arte Nova do século XIX, com uma combinação de marfim e outros materiais como bronze ou ónix (ex.: escultura criselefantina).


adjectivoadjetivo

[Escultura] [Escultura] Feito ou decorado com ouro e marfim, em especial na escultura da Grécia antiga, ou, na Arte Nova do século XIX, com uma combinação de marfim e outros materiais como bronze ou ónix (ex.: escultura criselefantina).Imagem

etimologiaOrigem etimológica: grego khruselefántinos, -ê, -on, do grego krusós, -oû, ouro + grego elefántinos, -ê, -on, elefantino.
criselefantinacriselefantina

Palavras vizinhas

Esta palavra no dicionário



Dúvidas linguísticas


Relativamente às entradas e co- do dicionário, tenho duas dúvidas que gostaria me pudessem esclarecer:
1.ª Em que base do Acordo Ortográfico de 1990 se especifica que as contrações deixam de levar acento grave?
2.ª Se co- leva hífen antes de h, por que motivo é coabitação e não pode ser coerdeiro? Adicionalmente, creio que no Acordo Ortográfico de 1990 se estabelece que co é exceção, e não leva hífen antes de o.


Quando se estuda a nomenclatura das substâncias químicas orgânicas, usam-se os prefixos et-, met-, prop- e but- para definir ou restringir certas características de tais substâncias. De onde vieram esses prefixos? Seriam latinos? Quais seriam os significados originais ou literais deles?