(
de·pres·são de·pres·são
)
nome feminino
1.
Acto ou efeito de deprimir ou de se deprimir.
2.
Extensão de uma superfície que se encontra num nível inferior ao da restante superfície; abaixamento de nível de superfície.
3.
[Figurado]
[Figurado]
Enfraquecimento ou abatimento físico ou moral.
4.
[Psicologia, Psiquiatria]
[Psicologia, Psiquiatria]
Perturbação mental cujos sintomas podem incluir sentimentos de tristeza ou desinteresse, sensações de agitação, de aflição ou de insegurança, pessimismo, cansaço ou falta de energia, entre outros (ex.: crise de depressão; depressão mental; depressão nervosa).
5.
[Anatomia]
[Anatomia]
Achatamento ou cavidade pouco profunda.
6.
[Economia]
[Economia]
Período de crise caracterizado pela diminuição da actividade económica de um país, com quebra no investimento, no consumo, na produção e no emprego.
7.
[Meteorologia]
[Meteorologia]
Zona de baixa pressão atmosférica em torno da qual o vento sopra no sentido contrário ao do movimento dos ponteiros do relógio, no hemisfério norte, ou no sentido dos ponteiros do relógio, no hemisfério sul (ex.: depressão atmosférica).
depressão isolada em níveis altos
•
[Meteorologia]
•
[Meteorologia]
Fenómeno meteorológico que origina uma zona de baixa pressão atmosférica quando uma massa de ar frio polar das camadas superiores da atmosfera colide com o ar quente e húmido das camadas mais baixas, causando tempestades e chuvas torrenciais em áreas não muito extensas.
Origem etimológica:latim depressio, -onis, abaixamento, profundeza.